quarta-feira, 23 de maio de 2007

10/05/2007 - Mofoca
































Hoje começou a COM3.hahaha e já foi a apresentação da mofofoca .. muitoo interessante .. mas me deixou muito nervosa.. fomos recebidos com muitas bolinhas de papael e muitas vaias... massssss para a surpresa d todos.. no final fomos aplaudidos e ainda pediram biss.. adhuasdhua e acho que foi o unico grupo!!!!!! PARABÉNSSS PRA GENTE!!!!!!!!!!!!!!

09/05/2007 - Debate


Nessa aula continuamos o debate sobre a industria cultural e a cultura de massas.
Metade da sala defendeu a cultura de massas e a outra metade a industria cultural..
e dps vice verso..
e acabamos descobrindo o quanto somos influenciados, sem ao menus perceber.
Como virou rotina.. deixamos nos influenciar sem prestar atenção!!
muitoo interessante...

Aula de Reposição - 05/05/2007

Nessa aula assistimos um videozinhu sobre a coca-cola, na qual falava de onde surgiu, e porque de muitas coisas, como porque da cor vermelhae muitas outras coisas interessantes..
Falou sobre a pepsi..e sobre a como a publicidade surgiu nessa época e como ela vem ate hoje.. e o quanto cada empresa gasta com publicidade..
é um videozin que vale muito a pena ver.. e se pudesse eu repetia!!!
aduahdasudhuaudahsda
Passa de novo andrée?!!!

03/05/2207 - Industria Cultural


Nessa aula discutimos sobre a cultura erudita,e a cultura de massas..
primeiramente famaos sobre a erudita.. que no caso seria aquela,cultura que faz parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral.
Já a cultura de massas seria
" conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição mas incorpora novos elementos culturais. Muitas vezes a incorporação de elementos modernos pela cultura popular (como materiais como plástico por exemplo) a transformação de algumas festas tradicionais em espetáculos para turistas (como o carnaval) ou a comercialização de produtos da arte popular são, na verdade, modos de preservar a cultura popular a qualquer custo e de seus produtores terem um alcance maior do que o pequeno grupo de que fazem parte".

Pesquisei em alguns sites sobre o que seria.. e publiquei aqui!!!

02/05/2007 - Tese, Antítese e Síntese

Nessa aula o professor falou sobre :

Tese :proposição que se apresenta para ser defendida, no caso de impugnação;
conclusão de um teorema;
trabalho original;
tema;

Antítese :oposição entre ideias ou palavras;
por ext. contrário.

Síntese:processo filosófico que procede do simples para o composto, dos elementos para o todo, das causas para as consequências;
conciliação da tese com a antítese;
demonstração matemática das proposições pela simples dedução das que estão já provadas

Observatório da Imprensa

A identidade do negro na mídia

O observatorio de imprensa desse dia, falou sobre a pouca quantidade de negros que atuam em redações,no país.E também falam sobre a porcentagem de negros desempregados em Sp.. que é maior que a de brancos.E falam também que o jornalismo e a profissão que menos contem profissionais negros atuando na area, no país.


Surplus

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Prova!!!

AHHH prova!!!!!!!!!!
A tao polêmica prova, foi nesse dia!!!Foi muito interressante de fazer,não porque tinhamos em mãos uma "cola", mas porque as questões era tão simples e interessantes!!!
Não foi fácil , pois dependia de fatores, que me levavam a lembrar exatamente das aulas dadas.. resumindo..foi até gostosa de fazer ;DDD

Filme


Nessa aula terminamos de ver o filme!!!!!!
;DDDD

Escravos de Jóooo !!!!!!

Nessa aula o André pediu que nos organizassemos em um círculo, no início pensei que fosse mais uma das suas discussões super interessantes , mas quando vi, era uma dinâmica!!!!1
Brincamos de escravos de jó,ele nos deu 20 minutos para nos organizarmos e conseguirmos fazer pelo menos uma sequencia!!!Lógico ,que com a primeira tentativa não deu certo,pois alguns não conheciam a brincadeira, outros erravam no ritmo, até conseguirmos nos organizer foi um bom tempo!!!Ensinamos quem não sabia, mudamos alguns de lugares, fizemos um ritmo próprio e mas calmo.. até cada um acertar.. e com a colaboração de todos ..chegamos láa!!!!!
Essa dinâmica nos ensinou que a organização é algo fundamental para vivermos como também a união com todos, e a colaboração!!!!
Somos capazes de muita coisa, se dedicarmos cada vez mais!!!

...Comportamento ;)

Ficamos uma semana sem aula com o André porque seu filhinhA nasceuu!!!!!!!!!!!!!!!!!YuPiiiiiii
Aee a apresentação da fotonovela foi adiada!!!!!!!!!!
Então discutimos o comportamento..houve como sempre muitas exposições de idéias e também muitas discussões ,mas no final sempre da certo e a gente sempre aprende alguma coisa!!!!!!
O que fez a sala pensar mais no comportamente que estavamos tendo em algumas aulas!!!!
;)

Álcool prejudica cérebro feminino mais rápido do que masculino !


Algumas pesquisas comprovaram que o efeito do álcool na mulher é muito mais prejudicial do que no homem, pois além de danificar rapidamente o fígado e o coração da mulher, ele também prejudica o cérebro , por a mulher possuir menos água no corpo para diluir o álcool.
Talvez isso explique o porquê do homem beber mais que a mulher!!!!!!

terça-feira, 24 de abril de 2007

Vídeo


essa aula foi muito enrolada,quando começamos assistir o vídeo ja estava na hora de ir embora.

Mas foi um vídeo muito interessante que falala sobre uma ideia totalmente comunista, totalmente contraria a essa maneira de vida que vivemos, (nesse mundo capitalista).

Queria muito ter visto tudo!!!!!!!!!!

:(

Observatório da Imprensa--Ecossocioeconomia? O que é isso, coleguinha?

Na matéria publicada no dia 27/03,é um dos assuntos que mais causam polêmica em certos âmbitos da sociedade.
Será que a imprensa é a opininão pública?!
Minha opinião é que na televisão ,como o rádio, ou jornais eles indiretamente tem sua opinião,e sem notarmos acabos aderindo a uma maneira de pensa previamente definida.
Cada um tem seu lado,e defende uma idéia,sem as vezes notarmos que sem querer estamos sendo "conquistados".
Ignacy Sachs,foi entrevistado,o" chamado ecossocioeconomista por sua tese de que o desenvolvimento só pode ser considerado como tal se juntar ao sucesso econômico o aumento igualitário do bem-estar social e a preservação ambiental"
"A matriz da mídia nacional começou a atentar para a questão do estado do mundo há pouquíssimo tempo."
"Até muito recentemente, a chamada grande imprensa apenas se limitava a publicar artigos de jornalistas de boa reputação interessados em discutir a biodiversidade, e muito recentemente foram criadas as seções semanais e os cadernos eventuais dedicados a "meio ambiente e responsabilidade social".

segunda-feira, 2 de abril de 2007

29/03/2007 Cultura: um conceito antropológico(Final)

Essa foi a última aula que falamos sobre cultura,e concluímos que o homem é o único ser capaz de criar algo concreto em abstrato ; que é o pensamento.Não precisamos ter para pensar,nos pensamos para ter!!!!Pois utilizamos da imaginação para isso.
E para concluir todo esse trabalho e essas discussões o professor nos apresentou alguns signos,
Ícone: É um tipo de signo que supostamente guarda uma semelhança com as coisas em si.
Ex: fotografias, caricaturas.
Índice: é uma relação de causa e efeito com as coisas em si. É um índicio do que venha a ser.
Ex: Ventos e céu escuro, que indicam um temporal.
Símbolo: é o mais complexo. Ele é arbitrário, não existe relação e nem semelhanças com as coisas em si. É tudo aquilo que está para aquilo que não está.
Ex: Se eu quiser eu posso chamar um computador de caixa, e fazer com que isto seja aceito pela sociedade.
E assim concluímos nossa disussão sobre cultura!!!!!!!!!
E ae será que essa discussão te fez pensar?!PENSE NISSO!!!

28/03/2007 Cultura: um conceito antropológico(continuação II)

Continuamos a discussão do texto, mas agora falamos sobre nossa existência e a originalidade de nossos pensamentos, de acordo com o André nossos pensamentos não são originais, porque há pessoas que pensam como a gente.
O professor também discutiu sobre a cultura que é todo tipo de conhecimento moral, crença,artes, conceitos e todo tipo de informação adquirida enquanto membro de uma sociedade.
Para terminar a nossa discussão dessa aula o professor concluiu que," se cultura é tudo aquilo que o homem cria para viver melhor numa sociedade, e se tudo o que é conhecimento foram invenções do homem, não foi Deus que criou o homem e sim o homem que criou Deus"!!!

22/03/2007 Cultura : um conceito antropológico (continuação I)


Na aula dessa quinta-feira ,continuamos a discussão sobre a cultura,falamos sobre a incrível teoria de que o DNA do homem e parecido com de um milho!!!!quem diria não é ?!
Depois dessa discussão,que me rendeu à uma mudança de conceitos, continuamos a discussão, e agora falamos sobre as meninas-lobos,e concluimos que o
homem, portanto, só pode ser homem se viver em sociedade.Como a curiosidade foi enorme pesquisei mais para saber sobre essas meninas , e descobri que elas foram encontradas por um reverendo que as levou para um orfanato onde tentaram um processo de socialização , mas elas nao duraram muito tempo a mais nova morreu um ano depois de ter sido encontrada, e a outra viveu mais oito anos, mas não demostrou nenhuma mudança no comportamento somente algumas lágrima quando sua irmã morreu, fora isso não usava o banheiro, não lia, não sorria, apenas uivava a noite para lua.

21/03/2007Cultura: um conceito antropológico


Nessa aula nos iniciamos a leitura do texto,Cultura:um conceito antropológico,como discutimos muito sobre o inicio deste texto, falamos apenas que o homem não é considerado um ser natural, mas sim um ser cultural. A cultura é tudo que nos diferencia dos animais,nos temos recursos biológicos de nos adaptarmos, como o cheiro. Falamos também que existia uma certa "crença" que dizia que dependendo do formato do corpo, rosto, o indivíduo era considerado criminoso. Como discutimos batstante, nessa aula ficamos so nisso mesmo.



Observatório da Imprensa -300 DE ESPARTA


O filme que está sendo considerado pelo Irã uma"guerra cultural". O filme 300 de Esparta, conta a história da batalha de Termópilas.Nos três primeiros dias de exibição arrecadou US$ 70 milhões em ingressos. Mas está se tornando alvo de críticas de políticos e blogueiros iranianos, que dizem estar se sentindo ofendidos com a maneira que seus ancestrais foram expostos.O Irã também classificou o filme como um "comportamento hostil, resultado de uma guerra psicológica e cultural". Além disso alegam que estam fazendo uma imagem distorcida do que realmente aconteceu e ainda afirmam "É um fato provado academicamente que o Império Persa no ano 480 a.C. era o império mais poderoso e civilizado do mundo". Agora resta-nos imaginar se essas reclamações vão interferir em alguma coisa?!

terça-feira, 20 de março de 2007

15/03/2007 Orientações

Na aula de quinta feira, falamos sobre nosso proximo trabalho , que será uma fotonovela, o professor passou as regras, e como deve ser feito o trabalho,explicou tudo , e mostrou alguns trabalhos do semestre passado.
Nos reunimos em grupo, para começar a criar essa fotonovela..
Vai ser muito interessante :D
Um exemplo de fotonovela , pra quem ainda não sabe

14/10/2007 Mensagens Subliminares


Nessa aula falamos sobre mensagens sublinares, e descobrimos o poder que nossa mente tem e o do nosso inconsciente.Para quem não sabe mensagens subliminares são
mensagens que não podem ser captadas diretamente pelos sentidos humanos, estando semi-ocultas, mas que são captadas pelo subconsciente. Daí o nome (sub-liminar) indicando aquilo que está abaixo do limiar da consicência.
O professor André apresentou no Power Point muitas mensagens subliminares, é um tema muito interessante e foi muito bem apresentado pelo professor.
Fiquei tão curiosa que fui a procura de novas mensagens.. e olha o que eu achei :

Banheiro
Muito interessante que este anúncio faz com as tradicionais plaquinhas de masculino/feminino dos banheiros.Criada pela agência espanhola Tandem DDB para a cerveja Estrella Damm, a peça utiliza o gargalo da garrafa despejando cerveja para representar os sexos.O anúncio levou mérito no Art Director's Festival de 2002.
E ainda mais encontrei um site muito legal, que fala da propaganda de uma cerveja!!!


http://www.quatrocantos.com/LENDAS/157_subliminar.htm

terça-feira, 13 de março de 2007

Aula 9/03/07 Apresentação do Seminário "O Corpo Fala"



Aula 9 - Apresentações do seminário "O Corpo Fala"

Nessa aula foi a apresentação do capítulo 13 “o amor e sua expressão corporal”, eles represetaram através de um teatro, na qual eles procuravam simbolizar o amor, e defini-lo ..uma coisa que é muito difícil.Utilizaram também a maneira como o Leão ,o boi , e a Águia se comportam no Amor.

O outro grupo também falou sobre o Amor e sobre os Deuses.

E assim terminamos o nosso Seminário sobre o livro o “O Corpo Fala”, podemos concluir que realmente o corpo fala, ele querendo ou não acaba falando,mostrando e revelando algo .

Aula 8 - 07/03/2007 Seminário o "O Corpo Fala"


Aula 8 - 07/03/2007 - Apresentações do Seminário

Nessa aula foram apresentados os capítulos 10 e 11.Na apresentação do capítulo 10 o grupo fez uma festa rave ,que foi feita pra apresentar a energia que existe no nosso corpo.

E o outro grupo falou do capitulo 11 sobre "INTERMEZZO 2",que fala sobre os sentimentos, o grupo pintou os rostos e mostrou os sentimentos :alegria,tristeza,dor,dúvida.

Observatório da Imprensa



MAIORIDADE PENAL 27/2/2007

Na matéria sobre a redução da maioridade penal, ela é vista como a solução de todos os nossos problemas,pois os jovens violentos serão “processados e trancafiados”.

Mas acreditamos que a redução da maioridade penal sem atacar as verdadeiras origens , não é a solução dos problemas, não podemos apenas reduzir a maioridade penal, e nos esquecermos da condição sócio-economicas de produção da marginalidade e ,das favelas.

Reduzindo-a estaríamos apenas aumentando o número de presos nas cadeias, o que já é um grande problema nosso a super lotação dos presídios.

Além da superlotação ainda não podemos nos esquecer que o “sistema judiciário-prisional está falido”, e que os presos não são recuperados nas cadeias , pelo contrário eles saem mais violentos, graças a corrupção policial que permite a formação de quadrilhas dentro das cadeias e a também o desrespeito aos detentos.

domingo, 4 de março de 2007

Aula 1/03/2007 Seminário "O corpo fala" Parte 2



Nessa aula como eu já havia dito no post anterior , foi minha apresentação!!!!!!!

falei sobre a Comportamento Interpessoal.
Explicamos alguns gestos,que sem querer, demonstramos algo que queremos esconder.
Meu Grupo
Bethânia
Carlos
Juliana
Sarah
Thássia
fizemos um encenação do jornal nacional, onde repórteres,(no caso eu e Sarah) falamos sobre os comportamentos dos jovens nas noites uberabenses .
E entre uma análise e outra fizemos um intervalo comercial , que eu era a Globeleza,e ficou ótimo,pois teve até musiquinha.
Nas outras apresentações eu não pude comparecer porque havia passado mal durante a tarde e fui ao hospital , onde me deram um remédio muito forte, e eu só fui pra aula porque não podia perder o trabalho que já havia sido planejado.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Aula 28/02/07 Seminário "O corpo fala" Parte 1

Nessa aula houve a apresentação de alguns seminários.O primeiro grupo a se apresentar falou sobre "Observar e não olhar", que o usou tipo de um teatro , na qual uma garota se mostrava totalmente desinteressada no que estava acontecendo.
O segundo grupo falou sobre os sorrisos , e ensinou como analisar um, e o tipo de sorriso, através de um teatro, em um consultório.
Já o terceiro grupo falou sobre harmonia e desarmonia , em que ficou bem claro qual a diferença.
O grupo utilizou sons de vários tipos, e desordenados e comparou com uma música afinada em um violão.Utilizou também as cores e a maneira de usá-las e de -las em um quadro a diferença entre um suave e um "rústico".
No final da aula o professor fez uma conclusão sobre como analisar as pessoas e suas linguagens,quando uma pessoa está interessada o que demonstra isso.Desde a direção dos pés a posição do corpo.Me utilizou como exemplo,pois estava com a bolsa no colo e o caderno na mão , o que dizia sem eu perceber que eu queria ir embora.(hehehe)
Amanhã é o meu trabalho, vamos ver no que vai dar ?!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Observatório da Imprensa

Na matéria sobre; CASO JOÃO HÉLIO-A infância que a mídia mostra
Por Ligia Martins de Almeida no dia 19/2/2007
A matéria coloca em evidência como são retratadas a infância brasileira,que são ilustradas de um lado pelas crianças pobres que não tem condição de estudar e quase nunca completam o primeiro grau, e crianças de classe média que não tem tempo de brincar, pois tem atividades o tempo todo.
No caso de Hélio no Jornal O Estadão,a diretora da escola de um dos menores envolvidos no caso conta como era o comportamento dele, e em todo o relato a única conclusão que se pode tirar é que ele era um menino pobre é um "pré-marginal".Do outro lado na revista Veja temos o relato de uma mãe em que diz que sua filha de segunda a quinta não chega em casa antes das sete e duas vezes por semana ela chega as 9, e ainda completa "
acho que essas atividades extracurriculares serão muito úteis para a carreira profissional dela".
De acordo com a mesma revista "crianças que brincam mais se tornam jovens e adultos melhores.."!!!
A matéria mostra dois lados e ainda diz que os "filhos da Veja" são mais preparados para um futuro glorioso, enquanto o do Estadão sonham no máximo com a carreira de polícia militar.
No final de cada reportagem sobre esse horripilante assassinato, e como a mídia divulgou esse caso, o que concluímos é que ainda as reportagens não são explicadas e que a mídia utiliza desses "crimes violentos" para fazer deles um sensacionalismo, pois isso chama atenção!! E como todo sensacionalismo diz indiretamente ou diretamente, quanto mais violência , ou crime, mais "IBOPE"!!!!

Aula 22/02/2007 Linguagem Corporal (Plano B)

Nessa aula, o professor disse que utilizou o plano B!!!!!!
Falamos sobre o trabalho que faremos sobre o livro "O corpo fala" , após todos comentários , o professor ajudou, falando sobre a importância de cada capítulo.
Uma dica do professor foi não ficar tão obesecado com cada gesto das pessoas, " quando começamos a ler o livro, nós viajamos , mas após a segunda leitura a gente acaba acostumando e levando para o dia-a-dia" e também insistiu em dizer "Toda regra tem exceção!!!!!".
O sorriso também foi um dos assuntos que falamos,sobre como são complexos, e que "quanto mais maduros,mais podemos conhecer os anuances do rosto".Exemplos de que precisam usar essa linguagem corporal é o teatro, o cinema.Além disso o rosto diz quem somos, assim como as roupas, também mostram o caráter da pessoa .
O professor citou um "conhecimento" em que dizia"Somos violentos e nunca nos livraremos disso , podemos só controla-la" que é um exemplo dos nossos aspectos instintivos.

Aula 4-15/02/2007 Trabalho sobre Racismo



Durante essa aula falamos sobre o racismo e fizemos uma pesquisa sobre como são retratados os negros na Veja.O trabalho foi feito através de uma análise de quantidade e qualidade das fotografias nas revistas Veja, tanto em reportagens como em anúncios publicitários.
Concluímos que o negro é excluído tanto dos anúncios como das reportagens, na pesquisa realizada pelo meu grupo de 18 fotografias publicitárias , na qual se encontram 36 pessoas, apenas 4 são negras, e nas 129 fotografias jornalísticas, na qual se encontram 162 pessoas , apenas 3 são negras.
Podemos concluir que não encontramos uma quantidade numerosa de pessoas negras nas revistas Veja!Então será que a revista Veja, é realmente racista?!ou será que a própria sociedade é?!és a questão!!!!!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Aula 3-14/02/07 Linguagem Corporal

Durante essa terceira aula , falamos sobre a linguagem corporal,começamos através de um exemplo em sala de aula com os alunos.Na qual a primeira linguagem corporal em que discutimos foi a da conquista.
Em um segundo momento na aula falamos sobre esses gestos que talvez sem querer não percebemos, assim como os olhos que nos diz muito as vezes sem dizer nada.O professor citou uma frase que eu tenho certeza que nenhuma menina da sala deve ter esquecido."mulheres não são para serem compreendidas mas sim amadas".
As vezes tentamos esconder alguma mas o corpo acaba revelando.
Falamos também sobre a roupa,uma extensão tecnológica do corpo,indiretamente acaba se transformando em um meio de comunicação social.A roupa também diz muita coisa,citamos vários exemplos na aula como : Se um médico usasse sunga durante uma consulta, ficaria difícil ele transmitir uma certa confiança para nós.
O professor citou Pierre Weil que dividiu o homem em 3 animais :
- O boi -Instintos - Abdômen
-Leão -Emoção -Peito
-Águia -Razão -Cabeça
Para finalizar a aula falamos sobre a beleza que não é um postura física mas uma postura cultural.
Estive pesquisando algumas curiosidades sobre a linguagem coporal e encontrei alguns sites ,muito interessantes.
http://igirl.ig.com.br/materias/353001-353500/353299/353299_1.html
http://www.brazcubas.br/professores/sdamy/mcorpo.html
Nessa aula foi entregue os trabalhos sobre o herói mitológico, na qual deveríamos procurar um filme em que se encaixasse na Jornada do héroi.Eu fiz sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal!!!!

Aula 2 - 08/02/2007 Conceito de Ciência e Vida Universitária

Na segunda aula do professor André discutimos sobre a vida acadêmica e o conceito de ciência.

Discutimos sobre a importância da leitura nas nossas vidas , principalmente apartir de agora. Durante a aula o professor citou algumas frases como “ler é transformar”.

E que além de ler somente , devemos comparar o que foi lido com alguma experiência vivida.o que nos quer dizer que não devemos ficar fixos a apenas a leitura mas sim saber ver além da leitura.

Além disso falamos sobre a pós-graduação,especialização,mestrado e doutorado.O que é uma tese e como defende-la e o professor citou alguns exemplos como na vida deli.

O professor sugeriu alguns textos e algumas passagens de livros.

Em um dos textos que falavam sobre a ciência, ele inicia falando sobre Alice no país das maravilhas ,na qual a menina questiona ao gato que caminho deve tomar , mas ela não sabe para onde quer ir, ela quer chegar a qualquer lugar.

De acordo com essa passagem, se compararmos com a ciência significa que os cientistas devem sempre se preocupar com os fins que se destina a ciência.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Aula 1- 07/02/2007 /A Jornada do Herói e a Consciência Mítica

Na primeira aula de Fundamentos Científicos da Comunicação discutimos sobre a Jornada do Herói Mitológico.Como todo mundo deve estar se perguntando ; o que seria essa jornada ?
De acordo com Campbell ,autor do livro “O herói de Mil Faces”um dos mais importante do século XX,acreditava que todas as histórias estão ligadas por um fio condutor comum,que no caso seria uma “história oculta” dentro das outras histórias.
Essa Jornada seria uma base,de orientação para se fazer uma história, ou um filme.
Para isso temos como exemplo filmesde Hollywood como : Guerra nas estrelas ,entre outros.
Durante a aula fizemos um improviso do que seria fazer um filme com essa base, e descobrimos que muita gente na sala possui uma imaginação que vai muito além.

Além disso falamos também sobre a Consciência e Inconsciência Mítica.
Primeiramente o que seria o mito?!
Mito é uma intuição compreensiva da realidade,na qual o homem pode espontâneamente se situar-se no mundo.Mas não tem a função necessariamente de explicar a realidade m as sim,acomodar e tranqüilizar o homem em um mundo assustador.
Além disso o Professor André recomendou alguns textos como o do caso do Ronaldo Fenômeno, que dá pra analisar o poder que a mídia tem de construir a figura do herói no esporte.Além de falar como a televisão substituiu o lugar do rádio e do jornal.
Também pode se interpretar, o que uma pessoa que vai a um estádio de futebol, ou senta em um sofá para ver um jogo procura,no caso a superação do tempo histórico, que seria a vida cotidiana.