Na primeira aula de Fundamentos Científicos da Comunicação discutimos sobre a Jornada do Herói Mitológico.Como todo mundo deve estar se perguntando ; o que seria essa jornada ?
De acordo com Campbell ,autor do livro “O herói de Mil Faces”um dos mais importante do século XX,acreditava que todas as histórias estão ligadas por um fio condutor comum,que no caso seria uma “história oculta” dentro das outras histórias.
Essa Jornada seria uma base,de orientação para se fazer uma história, ou um filme.
Para isso temos como exemplo filmesde Hollywood como : Guerra nas estrelas ,entre outros.
Durante a aula fizemos um improviso do que seria fazer um filme com essa base, e descobrimos que muita gente na sala possui uma imaginação que vai muito além.
Além disso falamos também sobre a Consciência e Inconsciência Mítica.
Primeiramente o que seria o mito?!
Mito é uma intuição compreensiva da realidade,na qual o homem pode espontâneamente se situar-se no mundo.Mas não tem a função necessariamente de explicar a realidade m as sim,acomodar e tranqüilizar o homem em um mundo assustador.
Além disso o Professor André recomendou alguns textos como o do caso do Ronaldo Fenômeno, que dá pra analisar o poder que a mídia tem de construir a figura do herói no esporte.Além de falar como a televisão substituiu o lugar do rádio e do jornal.
Também pode se interpretar, o que uma pessoa que vai a um estádio de futebol, ou senta em um sofá para ver um jogo procura,no caso a superação do tempo histórico, que seria a vida cotidiana.
Um comentário:
Nossa, a Consciência Mítica é um barato, eu sinceramente vi uma bagunça organizada nisso hauahuahauha
Beijão e depois passa lá no meu blog.
msn: monicasalmazo@hotmail.com
Postar um comentário